domingo, 27 de novembro de 2011

Liçao de um cachorro

Se um cachorro fosse professor…
Se um cachorro fosse professor, você aprenderia coisas assim:
Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.
Nunca perca uma oportunidade de ir passear.
Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
Corra, pule e brinque todos os dias.
Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore.
Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes o outro te magoe, não se sinta culpado…volte e faça as pazes novamente.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
Se alimente com gosto e entusiasmo.
Coma só o suficiente.
Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
E o MAIS importante de tudo….
Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.
A amizade verdadeira não aceita imitações!
E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE DIZEM SER IRRACIONAL! 

Navegar à deriva

Navegar à deriva trouxe-me sim experiência pessoal e profissional, onde o ser humano pode compreender que sempre é capaz de inovar seus conhecimentos deixando de lado o pensamento negativo e elevando sua auto-estima de prosperar para um futuro melhor para si e para a sociedade.

Hipertexto

Hipertexto  é o termo que remete a palavras dentro de um texto que são grifadas ou sublinhadas, onde possibilita o leitor a novas consultas dentro do conteúdo que está se interando. Com informações extras como: imagens, gráficos, a essas palavras chaves que servem para chamar a atenção do leitor à nova pesquisa chamamos de links.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"HISTÓRIA DA VAQUINHA"

Um Mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu jovem discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre, e resolveu fazer uma breve visita.
Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e das oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.
Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar, sem acabamento, casa de madeira e os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas sujas e rasgadas. Aproximou-se do senhor, que parecia ser o pai daquela família, e perguntou: “Neste lugar não há sinais de pontos de comércio, nem de trabalho. Como vocês sobrevivem”?
Calmamente veio a resposta:
“Meu senhor, temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte nós vendemos ou trocamos na cidade mais próxima por outros gêneros de alimentos. Com a outra parte fazemos queijo, coalhada, etc., para o nosso consumo… e assim vamos sobrevivendo”.
O Mestre agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, despediu-se e foi embora. No meio do caminho, em tom grave, ordenou ao seu fiel discípulo:
“Pegue a vaquinha, leve-a até o precipício e empurre-a lá para baixo”.
Em pânico, o jovem ponderou ao Mestre que a vaquinha era o único meio de sobrevivência daquela família. Percebendo o silêncio do Mestre, sentiu-se obrigado a cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo, vendo-a morrer.
Essa cena ficou marcada na memória do jovem durante alguns anos. Certo dia, ele decidiu largar tudo o que aprendera e voltar ao mesmo lugar para contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los.
Quando se aproximava, avistou um sítio muito bonito todo murado, com árvores floridas, carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.
Apertou o passo e ao chegar lá foi recebido por um caseiro simpático, a quem perguntou sobre a família que ali morou há alguns anos.
“Continuam morando aqui”, respondeu rapidamente o caseiro.
Surpreso, ele entrou correndo na casa e viu que era efetivamente a mesma família que visitara antes com o Mestre. Depois de elogiar o local, dirigiu-se ao senhor que era o dono da vaquinha que havia morrido:
- “Como o senhor conseguiu melhorar este sítio e ficar tão bem de vida”?
A resposta veio com entusiasmo:
- “Tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante tivemos que aprender a fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos”.
E completou feliz:
- “Assim, conseguimos conquistar o sucesso que seus olhos vêem agora”!

Moral desta história:
Todos nós temos uma “vaquinha”, que nos dá as coisas básicas para sobreviver, mas que nos obriga a conviver com uma cega rotina.
As vezes precisamos empurrar uma vaquinha para vir as mudanças em nossas vidas.
Identifique a sua “vaquinha”.
Autor desconhecido.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.htm

O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/

fotos do projeto ecologia

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PROJETO ECOLOGIA

            Com o projeto ECOLOGIA, desenvolvido na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, pretendiam conscientizar funcionários, professores, pais e alunos para agir e refletir no trabalho em equipe para ajudar a refazer o equilíbrio ambiental, pois é através de todo esforço e cuidado que estaremos garantindo a sobrevivência de gerações futuras.          
            Foi muito importante no Dia da árvore a distribuição de mudas de CANAFÍSTOLA, pelos próprios alunos e professora para todos os alunos da escola, docentes e funcionários, onde este ano de 2011, tenho a oportunidade de ver as mudas plantadas em frente  de suas moradias sendo cuidadas e protegidas.
            Finalizando o projeto com uma excursão ecológica no interior do município de Imbituva, chácara Faxinal dos Penteados, e visita ao Lago de Bela Vista, onde alguns alunos tiveram a oportunidade de tocar nos vários tipos de peixes que lá existem, ficaram todos deslumbrados com a beleza da natureza e ter a chance de ter o contato direto com os animais e com o meio ambiente. Foi excelente o resultado do projeto, onde perceberam a importância das mãos como instrumento de transformação do mundo.
            Compreenderam que cuidar das plantas e conservar o meio ambiente em que vivemos é obrigação de cada indivíduo.
            Honrar a flora, a fauna, todas as formas de vida, e não apenas a humana. 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dias de aula

Esta semana trabalhei com os alunos da escolaMaria Olívia, com pré-escolar da apostila numerais até o número  10 incentivando contagens individuais .Recorte e colagens de figuras, conforme quantidade pedida.Ligar os nomes dos desenhos a figura em seguida pintura dos mesmos. Trabalhei com o projeto Estripulia, tema união.Rotina do dia : quantos somos. Brincadeiras : futebol, lenço atrás. Ensaio da apresentação do Natal. Ahora da história :O gato e o Rato, em seguida a brincadeira do gato e o rato. Roda da conversa :O que comemoramos no Natal. Horário de parque .
,