Os textos jornalísticos, sejam eles considerados informativos ou opinativos,devem ser compreendidos como escolhas de seus autores e impregnados pelo viés editorial de seus veículos .
O gênero narrativo da imprensa deve fazer parte do processo de aquisição de conhecimento na escola, deve ser percebido também, a partir de seus limites e não apenas de sua potencialidade.
Muitas são as falhas presente nas estruturas dos textos narrativos a falta de contextualização da informação, pobreza vocabular, falta de lógica e clareza nas idéias, falta de revisão estilística e de conteúdo . Não deve ser usados como parte do exercício gramatical.
A sociedade moderna, em que o simples acesso à informação em seus múltiplos formatos e vozes não é suficiente para a interpretação do mundo .
Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo.Em contrapartida, é essencial que o exercício cotidiano no uso da mídia na sala de aula não se limite à leitura de jornais, revistas ou dos veículos eletrônicos .
Primeiramente o leitor deve saber ler o mundo em que vivem, por meio da construção do conhecimento a transformação a transformação do sujeito de sua própria escola .
A aquisição do pensamento crítico é resultado da inserção e percepção direta do aluno como agente mobilizador na sua realidade.
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