terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Unidade 4 _ Aula 3


Os textos jornalísticos, sejam eles considerados informativos ou opinativos,devem ser compreendidos como escolhas de seus autores e  impregnados pelo  viés editorial de seus veículos .
O  gênero narrativo da imprensa deve fazer parte do processo de aquisição de conhecimento na escola, deve ser percebido  também, a partir de seus limites e não apenas de sua potencialidade.         
Muitas são as falhas presente nas  estruturas dos  textos narrativos a falta de contextualização da informação, pobreza vocabular, falta de lógica e clareza nas idéias, falta de revisão estilística e de conteúdo . Não deve ser usados como parte  do exercício  gramatical.
A sociedade moderna, em que o simples acesso  à  informação  em seus  múltiplos  formatos e vozes  não é suficiente para a interpretação do mundo .
Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo.Em contrapartida, é essencial que o exercício cotidiano no uso da mídia  na sala de aula não se limite à  leitura de jornais, revistas ou dos veículos eletrônicos .
Primeiramente o leitor deve saber ler o mundo em que vivem, por meio da construção do conhecimento a transformação  a transformação do sujeito de sua própria escola .
A  aquisição do pensamento crítico é resultado da inserção e percepção direta do aluno como agente mobilizador  na sua realidade.          

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